O Fator Humano no Planejamento de Vendas

O Fator Humano na Previsão de Vendas
O Fator Humano na Previsão de Vendas


Atualmente toda equipe comercial bem estruturada precisa apresentar mensalmente o seu forecast de vendas, classificando os negócios em andamento conforme as fazes estipuladas pela empresa, como: qualificação, negociação e fechamento.

Eis então que o tempo irá passar, e os resultados poderão surpreender. Alguns negócios que eram para fechar, não acontecem, e outras empresas que não tinham nenhuma oportunidade assinalada, podem fechar negócios bastante significativos. É neste momento que um gerente pode dizer que as oportunidades foram mal avaliadas pelo vendedor, e que um vendedor pode questionar todo trabalho de previsão de vendas existente, dizendo que o mesmo não funciona.

Estes dois tipos de pontos de vistas precisam ser bastante refletidos, pois vendas não é uma ciência exata. Com a devida técnica, sempre existirá um bom grau de previsibilidade, o que é fundamental para o planejamento de vendas, porém não podemos confundir isto com infalibilidade. Negociações sempre trarão o risco de serem perdidas, bem como oportunidades poderão surgir do nada e gerar grandes vendas. Toda vez que nos esquecemos do fator humano que existe em uma negociação, ou seja, do imponderável, iremos correr o risco de subestimar o potencial de muitos dos nossos clientes.

Crédito da Foto:

Victor1558 via Photopin CC


Adolfo Brum

Adolfo Brum

Adolfo Brum é Hipnoterapeuta com certificação internacional, dedicado ao tratamento de problemas emocionais como: fobias, traumas, depressão e ansiedade. Hipnoterapeuta formado pelo OMNI Hypnosis Training Center. Hipnoterapeuta certificado pela National Guild of Hypnotists. Practitioner em PNL licenciado, com certificação internacional pela The Society of NLP™ e Richard Bandler®. Membro da National Guild of Hypnotists. Formado em Administração e pós-graduado em Gestão WEB, Adolfo Brum possui também sólida vivência na área comercial, com atuação em gerência comercial, redes de parcerias e marketing digital. Trabalhou em várias empresas de tecnologia, como Unisys e Embratel. Adolfo Brum Hipnoterapeuta   Conheça o perfil profissional completo de Adolfo Brum clicando aqui. Conheça o site Consultório de Hipnose clicando aqui. Conheça o canal no YouTube de Adolfo Brum clicando aqui. Conheça o perfil de Adolfo Brum no Google+ clicando aqui.