Marcas e Patentes no Planejamento de Vendas

Marcas e Patentes como Estratégia de Vendas
Marcas e Patentes como Estratégia de Vendas


Você já usou uma verificação sobre marcas e patentes no Planejamento de Vendas? Caso não tenha, acredite que este dia provavelmente vai chegar. Muitas vezes, quando pensamos no lançamento de um novo produto, ou de uma nova marca, ficamos um tanto perdidos com relação ao que já existe no mercado. Nós estamos realizando apenas um brainstorming e temos pressa. Não podemos depender de convocar terceiros, que dominem a área de marcas e patentes, para realizar um estudo detalhado e demorado.

Nestes casos, nada melhor do que arregaçar as mangas e fazer um levantamento na web sobre o assunto desejado, não é? Errado! Não será somente fazendo uma busca no Google que você vai resolver o problema. O ideal é que tenha acesso a base de dados do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para realizar uma pesquisa rápida. Mas é aí que vem uma nova e angustiante pergunta: Como é que eu faço isso? São para estes casos que eu irei passar para você quatro links do INPI. Eles vão te quebrar um galhão. Aproveitem.

a) Base de Marcas e Patentes do INPI

b) Plataforma e-Patentes

c) O INPI também disponibiliza a busca de patentes em aniversário, isto é, documentos de patente de invenção (PI) completando 20 anos a partir da data de depósito, e documentos de modelo de utilidade (MU) completando 15 anos a partir da data de depósito, prazos estes que correspondem aos prazos de vigência dos mesmos, constituindo portanto uma indicação de patentes provavelmente já em domínio público. Para acessar esta base, clique aqui.

d) Para saber qual é a Classificação Internacional de Patentes de um produto, conhecida pela sigla IPC (International Patent Classification), clique aqui.

Para evitar erros de execução, recomendo que use o Browser Google Chrome. Antes de reclamar sobre os recursos destas páginas, examine as opções que elas oferecem com bastante calma. Teste tudo. Os dois links irão te devolver respostas bastante completas e que irão ajudar de sobremaneira o seu planejamento de vendas.

Adolfo Brum

Adolfo Brum

Adolfo Brum é Hipnoterapeuta com certificação internacional, dedicado ao tratamento de problemas emocionais como: fobias, traumas, depressão e ansiedade. Hipnoterapeuta formado pelo OMNI Hypnosis Training Center. Hipnoterapeuta certificado pela National Guild of Hypnotists. Practitioner em PNL licenciado, com certificação internacional pela The Society of NLP™ e Richard Bandler®. Membro da National Guild of Hypnotists. Formado em Administração e pós-graduado em Gestão WEB, Adolfo Brum possui também sólida vivência na área comercial, com atuação em gerência comercial, redes de parcerias e marketing digital. Trabalhou em várias empresas de tecnologia, como Unisys e Embratel. Adolfo Brum Hipnoterapeuta   Conheça o perfil profissional completo de Adolfo Brum clicando aqui. Conheça o site Consultório de Hipnose clicando aqui. Conheça o canal no YouTube de Adolfo Brum clicando aqui. Conheça o perfil de Adolfo Brum no Google+ clicando aqui.