Desde pequenos, muitos de nós acompanhamos nossos pais acordando cedo para ir trabalhar, até porque muitos de nós tinhamos que ir também para à escola. Este é o ritmo ditado pelas empresas, onde as pessoas devem produzir em conjunto e em um local comum. Muitas tentativas de mudar esta dinâmica foram e estão sendo tomadas, visando otimizar cada vez mais a produtividade. Para a área comercial, principalmente para as equipes externas, esta mudança tem um nome: home office. O principal argumento para o uso do home office na área comercial costuma ser o de deixar o profissional de vendas mais próximo dos seus clientes. Mas e as desvantagens, elas existem? Bem, vamos analisar melhor esta modalidade de trabalho.
Home Office
Algumas empresas fornecem toda estrutura necessária para a criação de um pequeno escritório na casa do colaborador. O contato do profissional com a empresa é feito por e-mail, videoconferência ou telefone. Em alguns casos, é disponibilizado um programa onde o colaborador efetua o registro do horário de início e término do trabalho, como se fosse “bater o cartão ponto” ou “passar o crachá”.
O ambiente doméstico pode acarretar alguns problemas que muitos colaboradores precisam enfrentar durante sua rotina de trabalho, como: fácil acesso a geladeira e TV, estagnação profissional, interrupção repentina do trabalho e presença de crianças.
Pesquisa Global
De acordo com pesquisa global da Robert Half (empresa de recrutamento e seleção), para 92% dos diretores de RH, coordenar uma equipe remota é mais desafiador do que a gestão de profissionais no local de trabalho. Apesar da dificuldade na gestão, 64% das empresas brasileiras declaram já permitir, ainda que de forma esporádica e apenas para alguns cargos, que seus colaboradores trabalhem em casa, enquanto 11% dizem ter uma política fixa, e válida para todos os funcionários.
A pesquisa com 1.777 diretores de RH de 13 países e grandes centros revela que mesmo com o trabalho remoto liberado de alguma forma no Brasil para 64% das empresas, apenas 52% afirmam que a organização tem uma política/e ou orientações para gestão do trabalho remoto. De acordo com 49% dos diretores de RH, o trabalho remoto não é permitido, pois há necessidade dos profissionais estarem fisicamente na empresa para executar as funções. A falta de supervisão é o segundo motivo para 29% dos entrevistados para não liberar home-office, seguido por razões de segurança (28%). Na média mundial, com exceção dos casos em que a presença na organização é obrigatória, o principal motivo para não permitir o trabalho remoto é em função da segurança (30%).
O Futuro
Se por um lado, o home office oferece ao profissional de vendas uma maior proximidade com os clientes e uma possível melhoria da qualidade de vida, por outro, exige disciplina para evitar os problemas decorrentes do distanciamento do ambiente de trabalho. Qual será o escritório do futuro? Trabalharemos em casa? De forma parcial ou total? Os escritórios se esvaziarão? Difícil prever, mas não podemos negar que este processo de mudanças já começou.