Dispositivos de Rastreamento Ocular

Dispositivos de Rastreamento Ocular
Dispositivos de Rastreamento Ocular


Imagine em um futuro bem próximo, que um cliente esteja caminhando calmamente pelo supermercado. Repentinamente, ele lança o olhar para um grande saco de batatas fritas na prateleira. Imediatamente, um anúncio sobre aquela mesma batata frita surge em um monitor de vídeo do corredor, ampliando o desejo deste consumidor, que por impulso resolve comprar o produto. Esta cena esta para se tornar realidade, graças a um novo dispositivo de rastreamento ocular chamado Sideways.

Criado por Andreas Bulling, do Instituto Max Planck de Informática na Alemanha, junto com colegas da Universidade de Lancaster no Reino Unido, Sideways pode ser muito mais do que apenas uma tática de propaganda. O que o torna único entre os dispositivos de rastreamento ocular (eye-tracking) é a sua capacidade de rastrear os movimentos oculares de até 14 indivíduos diferentes. Até agora, a grande maioria dos representantes desta tecnologia só podiam reconhecer os olhos de uma pessoa.

Para demonstrar o seu funcionamento, os criadores produziram um vídeo que mostra um comprador examinando capas de álbuns em uma loja de discos (veja no final deste texto). Bulling e seus colegas acreditam que o Sideways teria aplicações imediatas em publicidade, como também poderá mudar a maneira como as pessoas interagem com os monitores que não estão perto o suficiente para tocar, como um outdoor na Times Square, ou uma televisão.

Sideways ainda tem um caminho a percorrer (a previsão é que ele só esteja disponível daqui a uns 5 anos). Entre outras pendências, eles estão trabalhando para conseguir que a tecnologia seja capaz de controlar adequadamente os olhos das pessoas que usem óculos, o que é um desafio, devido aos quadros e as reflexões que os óculos podem gerar.

A chamada “tecnologia do olhar” está virando lugar comum em muitos produtos. A companhia Tobii, apoiada pela IBM, já apresentou protótipos de uma televisão controlada pelos olhos. Em março, a Samsung lançou o telefone de ponta Galaxy S4, que detecta se o usuário está olhando para o aparelho acompanhando o movimento de seus olhos.

Vídeo de Demonstração – Dispositivos de Rastreamento Ocular



Adolfo Brum

Adolfo Brum

Adolfo Brum é Hipnoterapeuta com certificação internacional, dedicado ao tratamento de problemas emocionais como: fobias, traumas, depressão e ansiedade. Hipnoterapeuta formado pelo OMNI Hypnosis Training Center. Hipnoterapeuta certificado pela National Guild of Hypnotists. Practitioner em PNL licenciado, com certificação internacional pela The Society of NLP™ e Richard Bandler®. Membro da National Guild of Hypnotists. Formado em Administração e pós-graduado em Gestão WEB, Adolfo Brum possui também sólida vivência na área comercial, com atuação em gerência comercial, redes de parcerias e marketing digital. Trabalhou em várias empresas de tecnologia, como Unisys e Embratel.Adolfo Brum Hipnoterapeuta Conheça o perfil profissional completo de Adolfo Brum clicando aqui. Conheça o site Consultório de Hipnose clicando aqui. Conheça o canal no YouTube de Adolfo Brum clicando aqui. Conheça o perfil de Adolfo Brum no Google+ clicando aqui.