Vamos Falar Sobre o Óbvio

Anúncio

Vamos Falar Sobre o Óbvio

Vamos Falar Sobre o Óbvio


“Tudo é óbvio, desde que você saiba a resposta.” Eu considero esta frase como uma das mais sábias regras do mundo dos negócios.

Diariamente, eu encontro situações em que ela se encaixa perfeitamente.

Certa vez, no intervalo de um curso, eu conheci um técnico de redes. Durante a nossa conversa, ele começou a falar sobre configurações de servidores Linux. Ele contou que levou anos aprendendo o seu funcionamento, e que com a sua experiência acumulada, pode resolver uma variedade de problemas críticos de suporte com a digitação de alguns simples comandos. Porém, ele fez uma importante ressalva: “Quando surge um problema deste tipo, eu sempre vou no cliente, rodo umas rotinas de testes, e quando ele estiver distraído, dou um dos benditos comandos para resolver a falha.”.

Mas porque este ritual? É muito simples. Se ele passar o comando por telefone para o cliente (solução que levou anos para descobrir), o mesmo passará a considerar o problema como ridículo (ou óbvio, pois a explicação para o uso do mesmo pode ser também muito simples). Provavelmente, o cliente nunca mais chamará o técnico para resolver este tipo de defeito, o que acarretará também uma perda de receita para o mesmo.

Outra questão, é a atitude do nosso técnico de rodar algumas rotinas de testes, antes de resolver o problema. É muito comum as pessoas desvalorizarem soluções rápidas. É alguma coisa do tipo: “paguei uma fortuna para o cara vir aqui e digitar este comandinho óbvio”.

Não recomendo que as pessoas passem simplesmente a agir desta maneira, mas que ela tem sua lógica, ninguém pode negar.


Artigo Taggeado com