Nunca se Esqueça de Agradecer

Anúncio

Nunca se Esqueça de Agradecer

Nunca se Esqueça de Agradecer


Pessoas normalmente preferem trabalhar e fazer negócios com alguém que elas gostem. Certa vez, li uma frase que dizia: “As pessoas vão esquecer o que você disse. As pessoas vão esquecer o que você fez. Mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir.”

Um poderoso recurso para ser bem sucedido na vida é saber reconhecer e valorizar as ações dos seus amigos, colaboradores e clientes. Passar a considerá-los, permite relacionamentos mais fortes e um círculo de amizades mais amplo. Assim, gradualmente sua carreira irá tender a superar suas expectativas.

Mude de Atitude

As duas palavras mais poderosas em qualquer idioma são “muito obrigado”. Agradecer comunica que você valoriza e respeita outra pessoa. Dizer obrigado tem o poder de mudar completamente o humor do seu semelhante para melhor. Ele é capaz de criar amizades e gerar lealdades. Esquecer de agradecer, abre margem para que as pessoas se sintam um tanto desvalorizadas. Pode-se facilmente deduzir os prejuízos que esse sentimento pode gerar na construção de vínculos profissionais e de amizades.

Agora que estamos de acordo sobre a importância do agradecimento, vamos falar sobre como ele deve ser feito.

1. Ao dizer obrigado, é importante ser específico sobre o que exatamente você é grato. Quando você leva algum tempo fazendo-o, está permitindo que alguém se sinta valorizado, e ao mesmo tempo está sinalizando o comportamento que deve ser repetido, a fim de receber mais reconhecimento no futuro. Por exemplo, um gerente pode dizer a um funcionário que fez um bom trabalho: “Obrigado pela atenção que você tomou nos menores detalhes deste projeto. Eu sei que você precisou de muitas horas extras para conseguir concluir esta tarefa e eu realmente apreciei seu esforço.” Além de se sentir apreciado, ele saberá que prestar atenção aos detalhes e superar limites é o padrão de comportamento que deverá continuar a seguir, a fim de receber mais reconhecimento.

2. Fazer um agradecimento a alguém de forma inesperada pode ser muito impactante. Por exemplo, quando você diz algo como: “Obrigado por sempre ter acompanhado a solução dos chamados técnicos de nossos clientes.” Esse agradecimento inesperado pode criar uma impressão duradoura bastante positiva para essa pessoa. Uma das mais poderosas formas de valorização é quando você transforma o momento do agradecimento a alguém em uma nota escrita, como um e-mail. Em todos os meus anos como vendedor, eu sempre encontrei tempo para redigi-las. Há algo profundamente pessoal e significativo em uma nota escrita de agradecimento. O valor criado ao longo dos anos a partir dessas simples notas não tem valor, pois ajudam a gerar laços pessoais com os nossos clientes e colegas de trabalho.

Todos os dias, nós temos centenas de chances para fazermos um agradecimento. Nunca há desvantagens ao reconhecer a atenção de alguém. Assim, quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a você, que lê meus artigos e reserva um tempo para comentá-los.

Muito Obrigado!


Crédito da Foto:

Victor1558 via Photopin CC

Artigo Taggeado com

2 comentários até agora.

  1. maciano disse:

    Obrigado, seu artigo é especial, pois humaniza e fortalece a fidelização de seu grupo de trabalho e de seus clientes.

    Maciano