Você Conhece os Transtornos de Ansiedade?

Anúncio

Você Conhece os Transtornos de Ansiedade?

Transtornos de Ansiedade

Preocupado? Nervoso? A distinção entre transtornos de ansiedade e uma ansiedade tida como “normal” nem sempre é clara. Tire aqui todas as suas dúvidas!

Todo mundo fica nervoso ou ansioso de vez em quando – quando fala em público, por exemplo, ou quando passa por dificuldades financeiras. Para algumas pessoas, no entanto, a ansiedade torna-se tão frequente, ou tão forte, que começa gradativamente a dominar suas vidas.

Como você pode saber se sua ansiedade cotidiana atravessou a linha e se tornou um transtorno?

Não é fácil!

Os transtornos de ansiedade costumam se manifestar de muitas formas distintas – como ataques de pânico, fobias ou ansiedade social – e a diferença entre ter um diagnóstico positivo ou uma ansiedade considerada “normal” nem sempre é clara.

Transtornos de Ansiedade - Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Preocupação Exagerada

Preocupação Exagerada

A característica básica do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) – o tipo de ansiedade mais comum – é o de se preocupar em excesso com coisas cotidianas, grandes ou pequenas.

Mas o que significa “excesso”?

No caso do TAG, significa apresentar pensamentos ansiosos persistentes durante um período de seis meses. Além disso, a ansiedade deve ser tão desconfortável ao ponto de interferir na rotina diária, sendo acompanhada por sintomas visíveis, como fadiga.

Podemos dizer que uma ansiedade “normal” se transformou em um transtorno de ansiedade quando passa a provocar perturbação e sofrimento.

Leitura complementar: caso tenha interesse, veja nosso artigo sobre estabilidade emocional dos executivos de vendas, bem como sobre o uso da hipnoterapia clicando aqui.

Transtornos e Ansiedade - Distúrbios do Sono

Distúrbios do Sono

Distúrbios do Sono

A dificuldade para adormecer e ter um sono tranquilo pode estar associada a uma ampla gama de condições de saúde, tanto físicas como psicológicas. É perfeitamente normal se ter uma noite agitada as vésperas de um grande discurso ou entrevista de emprego. Contudo, não conseguir pegar no sono e apresentar toda noite uma preocupação e agitamento constantes (sobre problemas específicos, como o dinheiro, ou em nada específico) pode indicar um sinal de transtorno de ansiedade. Estima-se que metade das pessoas com TAG apresentem problemas durante o sono.

Outra pista que pode indicar a existência de um dos transtornos de ansiedade é a sensação de quase sempre acordar se sentindo conectado a um problema, com a mente acelerada e afligido por uma preocupação incontrolável.

Transtornos de Ansiedade - Medos Irracionais - Fobias

Medos Irracionais

Medos Irracionais

Alguns dos transtornos de ansiedades não são generalizados, pelo contrário, estão ligadas a uma situação ou coisa específica (como voar, animais ou multidões). Quando o medo se tornar esmagador, disruptivo e desproporcional ao risco real envolvido, é um sinal revelador de uma fobia, um tipo de transtorno de ansiedade.

Embora as fobias possam ser incapacitantes, elas não são óbvias em todos os momentos. Na verdade, elas podem não aparecer até se enfrentar uma situação específica e descobrir que você é incapaz de superar seu medo. Uma pessoa que tem medo de cobras pode passar anos sem demonstrar o problema. Mas, de repente, quando estava pronto para ir acampar, pode percebe-se totalmente paralisado pelo temor de encontrar o animal”.

Transtornos de Ansiedade - Tensão Muscular - Dores

Tensão Muscular

Tensão Muscular

A ansiedade é frequentemente associada a tensão muscular. O estresse e ansiedade crônicos podem aumentar essa tensão, resultando em dores nas costas, cabeça, nuca, e até enxaquecas. Quando as dores provenientes da tensão muscular não são devidamente tratadas, podem acabar iniciando um ciclo vicioso de dor crônica, onde a ansiedade causa a tensão, que causa dor e aumenta a sensação de ansiedade. A tensão muscular, quando constante, é um importante indicador da existência de transtornos de ansiedade.

Transtornos de Ansiedade - Desconforto ou Dor Abdominal Crônica

Desconforto ou Dor Abdominal Crônica

Desconforto ou Dor Abdominal Crônica

A ansiedade pode começar na mente, mas muitas vezes irá se manifestar no corpo através de sintomas físicos crônicos, como por exemplo o sistema gastrointestinal. A síndrome do intestino irritável (SII) é uma condição caracterizada por dores de estômago, câimbras, inchaço, gases, constipação e/ou diarreia.

A SII nem sempre está relacionado aos transtornos de ansiedade, mas os dois geralmente ocorrem juntos e podem piorar. O intestino é muito sensível ao estresse psicológico, e vice-versa, o desconforto físico e social dos problemas digestivos crônicos pode fazer com que uma pessoa se sinta mais ansiosa.

Transtornos de Ansiedade - Medo de Palco

Medo de Palco

Medo de Palco

A maioria das pessoas sentem algum tipo de desconforto antes de dirigir-se a um grupo de pessoas ou público, ou quando percebem que serão o centro das atenções. Mas se o medo é tão forte que nenhum treinamento ou prática consegue aliviá-lo, ou se a pessoa passa a maior parte do tempo pensando e se preocupando com isso, ele pode ser portador de um transtorno de ansiedade social (também conhecido como fobia social).

Transtornos de Ansiedade - Constrangimento

Constrangimento

Constrangimento

Ter fobia social não significa somente temer falar em público ou ser o centro das atenções. Na maioria dos casos, a ansiedade é provocada por situações cotidianas, como ter uma conversa individual em uma festa, ou comer e beber na frente de um pequeno número de pessoas.

Nessas situações, uma pessoa com transtorno de ansiedade social tende a se sentir como se todos os olhares estivessem sobre ele, e muitas vezes experimenta rubor, tremores, náuseas, transpiração abundante ou dificuldade de falar. Estes sintomas podem ser tão perturbadores ao ponto de dificultar ou até impedir que o portador conheça novas pessoas, mantenha relacionamentos, e que consiga progredir no trabalho ou na escola.

Transtornos de Ansiedade - Ataques de Pânico

Ataques de Pânico

Ataques de Pânico

Ataques de pânico podem ser aterrorizantes: imagine um repentino e dilacerante sentimento de medo e desamparo, que pode permanecer por muitos minutos, acompanhado de sintomas físicos assustadores, como problemas respiratórios, coração acelerado, mãos formigando ou dormentes, sudorese, fraqueza ou tonturas, dor torácica, dor estomacal, e sensação de calor ou frio. Alguém que experimenta repetidamente estas crises é geralmente diagnosticada como portadora de um distúrbio de ansiedade.

Pessoas com transtorno de pânico experimentam um constante medo sobre quando, onde e por que o seu próximo ataque pode acontecer, e por isso tendem a evitar lugares aonde ocorreram ataques no passado.

Transtornos de Ansiedade - Flashbacks

Flashbacks

Flashbacks

Reviver um evento perturbador ou traumático – um encontro violento, a morte súbita de um ente querido – é a marca do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Mas os flashbacks também podem ocorrer em outros tipos de ansiedade. Algumas pesquisas sugerem que determinadas pessoas com ansiedade social apresentam flashbacks semelhantes ao TEPT sobre experiências não necessariamente traumáticas, como serem ridiculizadas publicamente. Essas pessoas poderão também querer evitar relembrar esta experiência – outro sintoma que remete ao TEPT.

Transtornos de Ansiedade - Perfeccionismo

Perfeccionismo

Perfeccionismo

O meticuloso e obsessivo perfeccionismo anda de mãos dadas com transtornos de ansiedade. Se você está constantemente se julgando ou tem muita ansiedade antecipatória sobre cometer erros ou se está aquém das suas capacidades, então você provavelmente tem um transtorno de ansiedade. O perfeccionismo é especialmente comum no transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), que, como TEPT, é considerado como um dos transtornos de ansiedade.

Transtornos de Ansiedade - Comportamentos Compulsivos

Comportamentos Compulsivos

Comportamentos Compulsivos

Para ser diagnosticado como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), a obsessão de uma pessoa e os seus pensamentos intrusivos devem ser acompanhados de um comportamento compulsivo, seja mental (dizendo a si mesmo que tudo ficará bem novamente repetidamente) ou físico (lavando as mãos, alinhando itens).

O pensamento excessivo e o comportamento compulsivo tornam-se um distúrbio quando a necessidade de completar os comportamentos – também conhecidos como rituais – começa a dirigir sua vida. Se você gosta de escutar seu rádio em um volume baixo, e por algum problema técnico ele trava em um volume um pouco mais elevado, você entraria em pânico total até conseguir consertá-lo?

Transtornos de Ansiedade - Insegurança

Insegurança

Insegurança

Insegurança é uma característica comum dos transtornos de ansiedade, incluindo transtorno de ansiedade generalizada e TOC. Em alguns casos, a dúvida pode girar em torno de uma questão que é fundamental para a identidade de uma pessoa, como “O que vai acontecer se eu for gay?” ou “Eu amo tanto meu marido quanto ele me ama?”

No TOC, esses “ataques de dúvidas” são especialmente comuns quando uma pergunta não é respondível. Pessoas com TOC podem pensar: “se eu soubesse 100% com certeza se sou gay ou heterossexual, qualquer uma das opções seriam positivas”, mas a intolerância pela incerteza irá transforma esta questão em uma obsessão”.

Consultório de Hipnose - Conheça os Tipos de Transtornos de Ansiedade e Seus Tratamentos

Conheça os Tipos de Transtornos de Ansiedade e Seus Tratamentos

Conheça os Tipos de Transtornos de Ansiedade e Seus Tratamentos

Tenha uma orientação mais detalhada sobre os transtornos de ansiedade e seus tratamentos clicando aqui.

 

Sumário
Você Conhece os Transtornos de Ansiedade? - Sintomas da Ansiedade
Nome do Artigo
Você Conhece os Transtornos de Ansiedade? - Sintomas da Ansiedade
Descrição
Preocupado? Nervoso? A distinção entre Transtornos de Ansiedade e uma Ansiedade tida como "normal" nem sempre é clara. Tire suas Dúvidas!
Autor
Site
Planejamento de Vendas
Logo
Artigo Taggeado com ,