Terapia por hipnose

Conceito de ROI na Internet

Conceito de ROI na Internet

Conceito de ROI na Internet


Sem clientes não há negócios. Para atrair visitas para o seu site é preciso divulgação. Mas como saber o quanto é seguro investir em propaganda na WEB? Para descobrir se o dinheiro que emprega em publicidade na internet está valendo a pena existe o ROI.

ROI (Return on Investment) é o retorno do investimento sobre suas campanhas. Seu cálculo é simples:

ROI = Lucro Líquido – Custo da Campanha

Vamos usar como exemplo uma campanha de banners. A forma mais popular de comercialização de banners é o CPM (Custo por Mil Impressões). Uma campanha simples, onde você não seleciona quem será sua audiência, não deverá custar mais que R$ 20,00 por CPM. Um veículo deverá pedir um mínimo de 10.000 impressões, o que dará um total de R$ 200,00.

A performance de um banner é medida em “Click Through” (CT), valor que representa o número de vezes em que um banner é clicado. A média mundial costuma ser menor que 1% (depende da qualidade do banner e do produto anunciado). Em nosso exemplo, as 10.000 impressões adquiridas irão resultar em 100 visitas (1%). Você pagou R$ 200,00 pelos 100 visitantes, ou seja, R$ 2,00 por visitante.

O próximo passo é saber a Taxa de Conversão (TC), que representa o número de pessoas que precisam visitar seu site para realizar uma venda. Com a ajuda do relatório de estatística de acessos do seu site (normalmente disponibilizado pelos provedores) você conseguirá calcular a TC, dividindo o total de visitas em determinado período pelo número de vendas ocorridas.

O valor que vamos usar em nosso exemplo será de 2%, o que é considerada uma taxa de conversão bem realista. Significa que para cada 50 visitantes que vêm ao seu site, uma venda é concluída. Pelos cálculos anteriores, você soube que uma visita custou R$ 2,00 e que precisou de 50 visitantes, então o custo para vender uma unidade do seu produto foi de R$ 100,00. O Lucro Líquido por produto terá que ser maior que este valor, ou o ROI ficará menor que zero, significando que você esta perdendo dinheiro.

Artigo Taggeado com