Planejamento de Vendas – Metodologia para Modelagem de Negócios

Planejamento de Vendas – Metodologia para Modelagem de Negócios

Planejamento de Vendas – Metodologia para Modelagem de Negócios


Conheça os princípios básicos da metodologia para modelagem de negócios contidos no livro Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios. Ela é uma ferramenta bastante simples para compreender, projetar, retrabalhar e implementar modelos de negócios, o que é fundamental para o Planejamento de Vendas.

Definição:

Um modelo de negócios descreve a lógica da criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização. O desafio é que esse conceito deve ser simples, relevante e intuitivamente compreensível, ao mesmo tempo em que não simplifique demais a complexidade do funcionamento de uma empresa.

Ele pode ser melhor descrito através de nove componentes básicos, que mostram a lógica de como uma organização pretende gerar valor. Os nove componentes cobrem as quatro áreas principais de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

Os 9 Componentes:

Segmentos de Clientes (Customer Segments)
Uma organização serve a um ou diversos segmentos de clientes. Define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que uma empresa busca alcançar e servir.

Proposta de Valor (Value Propositions)
Busca resolver os problemas do cliente e satisfazer suas necessidades. Descreve o pacote de produtos e serviços que criam valor para um segmento de cliente específico.

Canais (Channels)
Descreve como uma empresa se comunica e alcança seus segmentos de clientes para entregar uma proposta de valor. As propostas de valor são levadas aos clientes por canais de comunicação, distribuição e vendas.

Relacionamento com Clientes (Customer Relationships)
O relacionamento com clientes descreve os tipos de relação que uma empresa estabelece com segmentos de clientes específicos.

Fontes de Receita (Revenue Streams)
As fontes de receita resultam de propostas de valor oferecidas com sucesso aos clientes. Elas representam o dinheiro (lucro) que uma empresa gera a partir de cada segmento de clientes.

Recursos Principais (Key Resources)
O componente recursos principais, ou chave, descreve os recursos mais importantes exigidos para fazer um modelo de negócios funcionar.

Atividades-Chave (Key Activities)
Descreve as ações mais importantes que uma empresa deve realizar para fazer seu modelo de negócios funcionar.

Parcerias Principais (Key Partners)
Algumas atividades são terceirizadas e alguns recursos são adquiridos fora da empresa. Descreve a rede de fornecedores e os parceiros que põem o modelo de negócios para funcionar.

Estrutura de Custo (Cost Structure)
Descreve todos os custos envolvidos na operação de um modelo de negócios.

Quadro do Modelo de Negócios:

Planejamento de Vendas – Metodologia para Modelagem de Negócios

Faça o download do quadro do modelo de negócios (formato PDF) através do site:

http://www.businessmodelgeneration.com/canvas


Bibliografia:

Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios
Alexander Osterwalder & Yves Pigneur
Alta Books Editora

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