Terapia por hipnose

O Mito da HP-12C

HP-12C

HP-12C


A HP-12C, a calculadora financeira mais popular da história, comemorou 30 anos em 2011. Para marcar este aniversário, a HP criou uma edição especial, batizada de “HP-12c 30th Anniversary Edition”. Cada calculadora tem a frase “30th Anniversary Edition” estampada ao lado da tela e um número de série único.

Lançada em 1981, a HP-12C continua sendo produzida e vendida com poucas mudanças em relação ao design e funções originais. Um feito e tanto considerando o mercado atual de “gadgets”, onde produtos saem de linha após apenas um ano nas prateleiras. No ano em que a HP-12C chegou às lojas, o videogame PacMan fazia um enorme sucesso.

A HP 12c emprega uma lógica de cálculo incomum, a Notação Polonesa Reversa (RPN, na sigla em inglês). Nela, primeiro digitam-se os números e, só depois, indica-se qual é a operação que deve ser feita com eles. Essa maneira de calcular evita o uso de parênteses e do sinal de igual. Os novatos costumam ficar confusos com a lógica RPN. Mas, quando a pessoa se habitua com ela, passa a fazer sequências longas de cálculos com agilidade. Por causa dessa aparente esquisitice, a HP-12C tem um certo valor simbólico entre os profissionais. Uma calculadora dessas nas mãos equivale à carteirinha de um clube que, se não é restrito, pelo menos é respeitado. Ela é indicada tanto para os profissionais da área financeira, como para os de vendas. No Brasil, ela custa cerca de 220 reais e pode ser facilmente encontrada no comércio e nas lojas online, o que mostra que é ainda muito procurada.

Para quem não tem necessidade de adquirir uma HP-12C, mas gostaria de aprender como o equipamento funciona, é possível encontrar versões para PCs, tablets e smartphones. Elas podem ser usadas para aprendizado ou para o trabalho, muito embora o ideal seja adquirir a HP-12C original para se ter uma maior praticidade na realização dos cálculos.

Qual a diferença entre as calculadoras HP-12C e HP-12C Platinum?

Os principais diferenciais são a capacidade de armazenar programas, o tipo de notação utilizada nos cálculos e a velocidade dos mesmos. O modelo HP-12C Platinum permite armazenar até 400 passos de programas contra 99 passos da HP-12C tradicional. A HP-12C tradicional utiliza apenas a notação RPN (Reverse Polish Notation ou Notação Polonesa Reversa). A HP-12C Platinum possui, além da notação RPN, o tradicional sistema algébrico. Para finalizar, a HP-12C Platinum possui maior velocidade de cálculo do que a HP-12C tradicional.

Um pouco mais de história

Para quem quer saber mais detalhes sobre a história da HP-12C, recomendo um post (em inglês) no blog da HP (http://goo.gl/7rfAY). Ele traz um pouco da história da calculadora, além de uma série de vídeos onde Dennis Harms, membro da equipe original, fala sobre o processo de desenvolvimento e o legado do produto.

Artigo Taggeado com