Dicas de Vendas – Ambição X Inveja

Dicas de Vendas - Ambição X Inveja

Dicas de Vendas – Ambição X Inveja


Todo bom vendedor é ambicioso. Essa característica, quando positiva, promove a busca pelo conhecimento e por grandes resultados. São esses profissionais que farão a diferença em qualquer time de vendas.

O outro lado da moeda

Já a ambição, quando negativa, é um problema. Geralmente ela vem associada com outra característica bastante negativa, que é a inveja. O ditado “A galinha do vizinho é sempre mais gorda” resume bem este tipo de ponto de vista. As pessoas com este perfil, ou estão se achando injustiçadas, pois acham que a carteira dos colegas foi favorecida por algum motivo, ou simplesmente desejam a carteira alheia para poderem ganhar mais.

Este profissional precisa ser percebido e monitorado com atenção. Para uma boa parte deles, o trabalho de coaching sempre funciona. Quanto ao restante, em função da contaminação que podem gerar, a melhor solução deve ser o desligamento da empresa.

Existem alguns gestores que adoram provocar este tipo de profissional, através de uma administração de conflitos. A ideia é incentivar a rivalidade extrema dentro do time de vendas, com o objetivo de reduzir a acomodação e aumentar os resultados. Na prática, a médio e longo prazo, este tipo de ação costuma gerar uma insatisfação generalizada e a perda dos bons profissionais para a concorrência.


Artigo Taggeado com