O Ciclo de Vida do Produto no Planejamento de Vendas

O Ciclo de Vida do Produto no Planejamento de Vendas

O Ciclo de Vida do Produto no Planejamento de Vendas


Introdução, crescimento, maturidade e declínio são as etapas que compõem o Ciclo de Vida do Produto, recurso que é utilizado pelo Planejamento de Vendas. Cada uma delas pode ser mais breve ou demorada, dependendo de fatores como sazonalidade, modismo ou tecnologia. Um player de músicas e um vestido, por exemplo, estão sujeitos às variações de tecnologia e da moda, respectivamente. Eles tendem a ter um tempo de vida útil bem menor do que uma caneta esferográfica, que é muito menos vulnerável às mudanças.

Existe a possibilidade de um produto passar diretamente do lançamento para o declínio, isso acontece quando ele não é bem recebido pelos clientes. Para oferecer um produto que agrade, é preciso conhecer o perfil dos futuros clientes, identificando suas preferências e características comportamentais, como se são conservadores ou ousados.

As 4 Etapas do Ciclo de Vida do Produto

Introdução: Etapa que se caracteriza por um lento crescimento das vendas, poucas empresas em competição, geralmente com elevado risco e baixo retorno financeiro. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na inovação e na qualidade.

Crescimento: Etapa que se caracteriza pelo crescimento exponencial da procura, acompanhada de uma tendência de massificação, com uma melhoria substancial da rentabilidade. É um período com muitas empresas entrando e saindo do mercado. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na qualidade, na redução de custos, nos canais de distribuição e no lançamento de novas versões do produto.

Maturidade: Nesta etapa o ritmo de crescimento das vendas dá sinais de abrandamento e intensificam-se fortemente os níveis concorrenciais entre as empresas, visíveis nas frequentes guerras de preço e publicidade. As principais apostas estratégicas são o lançamento de novos produtos e serviços complementares com o objetivo de conseguir diferenciar a oferta e conquistar o domínio em determinados segmentos de mercado. Continua a aposta na colocação da ênfase nos baixos custos e agora também na comunicação.

Declínio: Nesta etapa a procura se reduz significativamente, os lucros sofrem uma rápida erosão e um número elevado de empresas abandona o mercado. A aposta estratégica é agora manter apenas as versões mais competitivas, abandonando as restantes.

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